Saiba como a irrigação controlada melhora a qualidade do café no ES

Uso de técnicas corretas durante todo o ciclo da planta garante grãos de melhor qualidade e sabor

Durante a chegada do frio, uma parcela significativa de produtores do Espírito Santo opta por interromper a irrigação, resultando numa redução drástica do suprimento hídrico para as plantações. Contudo, essa medida impacta negativamente a nutrição dos cafezais e compromete a safra seguinte, levando à queda na produtividade.

Hoje, temos informações e dispositivos tecnológicos para comprovar que a prática de suspender a irrigação é prejudicial. O café conilon, principalmente, é uma planta tropical, que vegeta o ano todo. Existem funções fisiológicas que ela cumpre no pós-colheita e na pré-florada que são prejudicadas quando a água é restringida. Isso vai levar a uma queda de produção no final do ciclo anual

explica o especialista.

Como funciona

A irrigação controlada consiste em fornecer água às plantas em quantidades e momentos adequados para atender às suas necessidades hídricas. A técnica evita tanto a escassez quanto o excesso, o que pode comprometer a qualidade do café. Ajuda a evitar o estresse hídrico das plantas, que ocorre quando elas recebem pouca água, o que pode afetar o desenvolvimento e a produtividade dos cafeeiros. Com a irrigação controlada, as plantas crescem de forma mais saudável e vigorosa, produzindo frutos de melhor qualidade e sabor. Outra vantagem é que ela pode ser combinada a outras práticas, como a adubação e o controle de pragas e doenças, potencializando os efeitos positivos nos grãos.

Uma das técnicas utilizadas nesse processo é a irrigação por gotejamento, que fornece água diretamente às raízes das plantas por meio de gotejadores instalados no solo.

Para definir as melhores ferramentas e estratégias, a orientação do engenheiro agrônomo e diretor da Hydra, Elídio Gama Torezani, é buscar profissionais habilitados para orientar sobre quando, o quanto e como irrigar, a partir de análises da planta, do solo e das condições atmosféricas, garantindo, assim, uma produção mais sustentável e rentável, com menor uso tanto de água quanto de fertilizantes.

Alguns benefícios da irrigação controlada na cafeicultura

  • Evita estresse hídrico: a irrigação controlada evita que as plantas sofram com a falta ou o excesso de água, o que pode causar estresse hídrico e prejudicar a qualidade dos grãos.
  • Melhora o desenvolvimento das plantas: ao receber água na quantidade e no momento adequados, as plantas de café crescem de forma saudável e vigorosa, produzindo frutos de melhor qualidade e sabor.
  • Melhora a uniformidade da produção: a irrigação controlada também ajuda a garantir uma distribuição uniforme de água para todas as plantas, o que contribui para uma produção mais homogênea e consistente de grãos de café.
  • Reduz perdas devido a condições climáticas extremas: em épocas de seca ou de chuvas intensas, a irrigação controlada pode ajudar a manter a produtividade da lavoura de café, reduzindo as perdas causadas por condições climáticas extremas.

Sobre a Hydra Irrigações

A Hydra Irrigações é uma das empresas detentoras da tecnologia mais avançada no segmento em nível nacional. Pioneira na aplicação de conhecimento e de técnicas para priorizar a economia de água na irrigação no País, a empresa, com sede em Linhares (ES), tem experiência de quase três décadas de atuação e muita pesquisa para associar aos seus projetos critérios agronômicos rigorosos a equipamentos de ponta. O objetivo é promover alta performance de todos os sistemas com otimização no uso dos recursos, considerando as necessidades e especificidades de cada cliente.

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *