fbpx
+55 (27) 3371-6161 | +55 (27) 999467092 hydra@hydrairrigacoes.com.br

Na década de 60, o Brasil era ineficiente na agricultura. Porém, desde então, o setor se modernizou, otimizando a área ocupada e tornando a produção mais eficiente. Hoje, é um dos maiores produtores de alimentos do mundo.

A evolução do agronegócio brasileiro se deve a dois fatores importantes: a evolução da população brasileira e o desenvolvimento da tecnologia do país. Notavelmente, o crescimento da demanda por alimentos é proporcional ao crescimento populacional, e em consequência a tecnologia também ganha mais presença.

A partir da década de 90, a tecnologia passou a trabalhar junto com a agricultura, áreas cultiváveis maiores foram estabelecidas.

O uso de tecnologias facilita a tomada de decisões pelos produtores rurais e empresas que atuam no agro reduzem custos de mão de obra, aumentam produtividade e minimizam uso de insumos (defensivos, fertilizantes e água) utilizados nas plantações.

Nos últimos 25 anos, as empresas precisaram se adequar para tornar a produção mais eficiente e aumentar sua rentabilidade. A Hydra Irrigações é um desses bons exemplos. Ela foi uma das pioneiras na implementação de técnicas voltadas à economia de água na irrigação.

O engenheiro agrônomo, Elídio Torezani, foi um profissional que passou por todas essas adaptações e teve de se atualizar para acompanhar as tendências.

Fundador da Hydra trouxe o conceito de gotejamento para o Espírito Santo no inicio da década de 90, quando a prática ainda era desconhecida no Brasil.

Gotejamento

No processo, a água é aplicada pontualmente em forma de gotas, na quantidade adequada e necessária às raízes de cada planta.

O sistema funciona da seguinte maneira: a água é distribuída de forma lenta por meio de tubos contendo emissores ou gotejadores, e que se estendem ao longo das linhas das plantas. Assim, esses emissores distribuem água uniformemente em toda a plantação.

Parceria

A Hydra foi a primeira parceira da empresa israelense, Netafim, no Brasil, em 1996. Nessa época, fazia ainda o armazenamento e a distribuição de seus produtos para todo o território nacional, até a sua instalação no País, no ano 2000.

A crise hídrica é um dos desafios imediatos com o qual o agronegócio tem que lidar. A seca atrapalha toda a cadeia de produção, impactando na perda de produtividade e na escalada de custos, bem como queda na qualidade dos produtos finais.

Mesmo frente a crises e grandes desafios, o agronegócio tem crescido exponencialmente. Daí a necessidade de adotar tecnologias que permitem o manejo adequado e inteligente para o melhor desenvolvimento das plantas.  

O manejo correto da irrigação resulta em economia de água, de fertilizantes, de energia e outros insumos, além de promover crescimento da produtividade. Ou seja, produzir mais com menos recursos.

Irrigação Inteligente

Equipamentos autômatos, sensores, ferramentas digitais, conectividade e acompanhamento à distância fazem parte do novo sistema de irrigação.

A plataforma NetBeat vai ao encontro desse novo conceito. Conhecida como “sistema de irrigação com cérebro”, ela permite a automação, análise e controle da irrigação, da fertirrigação e da proteção de cultivos, oferecendo aos produtores a possibilidade de gerenciar suas atividades a partir do seu smartphone ou qualquer outro dispositivo móvel conectado à internet.

Pioneirismo

software, desenvolvido pela Netafim, foi implantado pela primeira vez na América Latina pela Hydra Irrigações. Elídio Torezani destaca as vantagens da tecnologia

“É um avançado sistema de controle e monitoramento inteligente da irrigação. Por meio da plataforma, o produtor sabe o que está acontecendo em sua lavoura, pode monitorar todos os dados e programar sua irrigação de forma inteligente”, disse Elídio.

Segundo o engenheiro, as tecnologias da irrigação 4.0 passaram a ter papel crucial na gestão da água e no aumento da produtividade das safras.

Entre suas vantagens, a irrigação inteligente permite ao agricultor a geração, o registro, o monitoramento, o armazenamento e a interpretação em tempo real de um grande volume de dados referentes a essas três variáveis: solo, planta e clima.

Atualização

Em um mercado cada vez mais globalizado e com acesso rápido à informação e diante da necessidade de velocidade na tomada de decisões, o engenheiro, Elídio Torezani, destaca o importante papel da Hydra na atualização dos produtores rurais.

“Em nossos 25 anos de atuação, oferecemos o que há de mais moderno no mercado, aumentando a produtividade de nossos clientes. Adotamos processos com tecnologia de ponta por meio de uma equipe técnica e muito experiente”, disse Elídio.

Ele completa: “Nossa empresa foi criada com o objetivo de mudar a realidade de nossos clientes e colaboradores. Criar soluções inovadoras e mais sustentáveis está em nosso DNA! Quantos sonhos nós ajudamos a realizar, sempre buscando inovação, eficiência e soluções sustentáveis”.

Gostou do conteúdo? Compartilhe:
1
Olá, como podemos te ajudar?
Powered by