fbpx
+55 (27) 3371-6161 | +55 (27) 999467092 hydra@hydrairrigacoes.com.br

Sistemas apropriados de irrigação permitem que mudas de plantas recebam a quantidade certa de água com alta uniformidade e de modo adequado, o que gera maiores resultados ao produtor rural.

Assim como qualquer ser, nos seus primeiros dias de vida, uma planta também precisa de atenção especial quando está começando a ser cultivada. E um desses cuidados passa pela forma correta de irrigação quando a muda se encontra no viveiro, que nada mais é do que o “berçário de plantas”. Hoje, com o avanço da tecnologia, é possível garantir que a quantidade de água seja aplicada, nessa fase do plantio, de forma eficiente e sem desperdícios, graças à utilização de equipamentos especializados e automatizados.

É o que faz o Viveiro Planta Forte, situado em Linhares. Desde que foi criada, em 2007, a empresa buscou instalar o sistema ideal de irrigação para a produção de mudas de eucalipto clonal, sua especialidade. Para isso, contou com o apoio da Hydra Irrigações, que tem quase 30 anos de experiência no segmento e fica localizada no mesmo município do Norte do Estado.

“Desde o início, sabíamos da importância da irrigação para garantirmos um produto de qualidade no nosso viveiro. A muda precisa receber a quantidade certa de água para poder crescer. Por isso buscamos a parceria com a Hydra, que montou todo o sistema existente hoje em nosso viveiro”, conta Wesley Fávero, o Lelo, proprietário do Viveiro Planta Forte, que tem capacidade para produzir até oito milhões de mudas anualmente.

No caso de viveiros com alguns ambientes abertos, como o Planta Forte, a irrigação por aspersores e microaspersores especiais costuma ser a mais indicada. Os aspersores funcionam bem em áreas externas destinadas à aclimatação e rustificação das mudas. Essas áreas necessitam de uma cobertura total de água em doses e condições especiais.

“Os aspersores e microaspersores têm design simples e são adaptáveis a um leque amplo de aplicações. No caso da Hydra, temos equipamentos que se destacam no mercado pela uniformidade de distribuição da água, devido a sua exclusiva e ampla passagem de água antientupimento”, destaca o engenheiro agrônomo Elídio Gama Torezani, diretor da Hydra. “Isso permite que, em viveiros, a germinação seja mais eficaz, com a planta crescendo de forma saudável”.

Associada a esse sistema eficiente, a automação permite ao produtor ainda mais facilidade, com a possibilidade de realizar os comandos para a irrigação a distância, por meio de celular, tablet ou computador. O que ajuda no aumento da produtividade e na economia de recursos, além da redução de custos com água, energia e insumos.

“Nesses tempos em que muito se fala em Indústria 4.0, o setor agrícola também precisa avançar. É a hora da Irrigação 4.0, muito mais tecnológica e eficiente, o que permite mais sustentabilidade ao meio rural”, observa Elídio Torezani.

“A automação nos dá tranquilidade, pois a irrigação deixa de tomar o nosso tempo e garante que tenhamos disponibilidade para realizar outras atividades”, reconhece Wesley Fávero.

Gostou do conteúdo? Compartilhe:
1
Olá, como podemos te ajudar?
Powered by